Visita ao Centro das Taipas e encontro com João Goulão

Ver galeria

Num dia dedicado às matérias da toxicodependência e comportamentos aditivos João Ferreira começou com uma visita ao Centro das Taipas, seguido de um encontro com João Goulão, uma referência nacional e internacional no combate às dependências e comportamentos aditivos. Discutiu-se a situação do país nesta matéria, e o candidato teve a oportunidade de receber o seu apoio.

O Centro das Taipas é uma unidade especializada na abordagem multidisciplinar em dependências e comportamentos aditivos. Esta é uma estrutura ímpar cujos profissionais dedicados merecem aplausos, mas sobretudo reconhecimento profissional e o reforço dos meios com que trabalham.

É justo assinalar que a intervenção nacional em matéria de toxicodependência se tem pautado pela contenção e reversão destes problemas, com um importante prestígio internacional, rumo que ficou comprometido com a extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência pelo governo PSD/CDS.

Num quadro em que se mantiveram (e estão mesmo em agravamento no quadro da crise sanitária e dos seus efeitos) muitos problemas sociais que estão na origem da toxicodependência, alcoolismo e outros comportamentos aditivos (jogo, jogo online), a situação tem vindo a agravar-se, nos consumos e seus efeitos, designadamente entre a juventude, em matéria de saúde e problemas conexos.

Apesar das promessas de inflexão de políticas, a situação não se alterou, o que dá ainda mais força à exigência da imediata reactivação e reforço de um verdadeiro serviço público para as dependências, dotado de autonomia e capaz de uma efectiva coordenação e resposta nacional integrada, e do reforço da rede de prevenção, dissuasão, apoio, tratamento, redução de riscos e danos e reinserção social. Também nesta matéria precisamos de um Presidente da República atento e interventivo.